Os determinantes da estrutura de capitais
: sociedades anónimas vs sociedades por quotas

• Alexandre de Sales Pereira Cardoso (Aluno)

O presente trabalho visa estudar e comparar os determinantes das Estruturas de Capitais das empresas portuguesas com a configuração de Sociedades Anónimas e Sociedades por Quotas, no período compreendido entre 2007 e 2012. Modigliani & Miller (1958) foram pioneiros do estudo da temática da Estrutura de Capitais. Várias teorias foram então desenvolvidas em torno desta ao longo do tempo tais como a teoria Pecking Order, teoria Trade-off, teorias de Agência e as teorias de Assimetria de Informação e, recentemente, os modelos dinâmicos de Estrutura de Capitais. Neste estudo tentamos explicar qual o impacto no Endividamento Total e no Endividamento de Médio e Longo Prazo dos seguintes fatores: Composição do Ativo; Risco de Negócio; Dimensão; Rendibilidade; Crescimento; Outros Benefícios Fiscais para além da Dívida e Idade. A nossa análise demonstrou que, dos fatores por nós selecionados, apenas o Risco de Negócio não estava de acordo com as expectativas apresentadas. Assim, por um lado podemos concluir que os fatores Rendibilidade e Outros Benefícios Fiscais para além da Dívida têm um impacto negativo no Endividamento. Por outro lado, os fatores Risco de Negócio, Dimensão e Composição do Ativo têm um impacto positivo no Endividamento. No que diz respeito à variável Idade, esta apresentou o sinal positivo inicialmente esperado relativamente ao Endividamento de Médio e Longo Prazo e um sinal negativo não espectável na relação com o Endividamento Total. Relativamente à análise comparativa entre as Sociedades Anónimas e por Quotas, concluímos que não existem diferenças significativas nos fatores que determinam a Estruturas de Capitais destas entidades.
Data do prémio2015
SupervisorPaulo Alves (Supervisor) & Ricardo Cunha (Supervisor)

• Estrutura de capital
  • Endividamento