Os determinantes do comportamento de compra por impulso de calçado por mulheres

  • Ana Margarida Nunes Magro Dias (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Circular Economy, Reuse, Refill, Sustainability, Green Attitudes and Perfume Industry. A compra por impulso tem sido um tópico de interesse há mais de meio século, no entanto ainda é pouco percebida na sua totalidade. Poucos estudos incidiram sobre o comportamento de compra por impulso associado ao calçado feminino. Assim sendo, o objetivo principal desta investigação é identificar e perceber os determinantes do comportamento de compra por impulso das mulheres relativamente ao calçado. Com base na revisão da literatura identificaram-se a autorregulação, os motivos hedónicos, o envolvimento com a moda, a estética do produto, os símbolos de identidade, as promoções e o ambiente de loja como fatores passíveis de justificar este tipo de comportamento. A partir destes elaborou-se um modelo conceptual que foi testado com recurso a dados primários obtidos através de um questionário online do qual resultaram 199 respostas válidas. Os dados foram analisados com o auxílio dos programas SPSS e SmartPLS. Os resultados sugerem que a autorregulação, os motivos hedónicos e o ambiente de loja são os determinantes do comportamento de compra por impulso de calçado por mulheres. Pelo contrário, o envolvimento com a moda, a estética e os símbolos e identidade não apresentaram uma influência estatisticamente significativa. A variável promoções não foi analisada, já que não foi considerada fiável. De um ponto de vista prático, os resultados indicam que de forma a estimular a compra por impulso de calçado pelas mulheres as empresas deverão ter em consideração estes fatores, com especial atenção ao ambiente de loja, que deverá ser manipulado pelas mesmas.
Data do prémio7 jul. 2020
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSusana Silva (Supervisor) & Paulo Alexandre de Oliveira Duarte (Co-Orientador)

Keywords

  • Comportamento de compra por impulso
  • Autorregulação
  • Motivos hedónicos
  • Envolvimento com a moda
  • Estética
  • Símbolos e identidade
  • Promoção
  • Ambiente de loja
  • Calçado

Designação

  • Mestrado em Marketing

Citação

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