Os expatriados na internacionalização de serviços
: o caso Nanny4me

• Tiago da Cunha Névoa (Aluno)

Atualmente, as empresas de serviço estão a entrar nos mercados internacionais com especial abundância, no entanto, as investigações realizadas neste campo não refletem a posição que estas assumem no contexto internacional. Com este estudo pretendemos analisar a influência dos expatriados e da sua família na estratégia de internacionalização das empresas de serviços. Em particular, estudamos a forma como expatriados levam uma empresa de serviços a internacionalizar-se. Para tanto, selecionou-se como objeto de estudo uma empresa portuguesa na área dos serviços de babysitting, a Nanny4me, com o objetivo de entender o “Como” e o “Porquê” das decisões tomadas no seu processo de internacionalização. A estratégia de investigação adotada foi o estudo de caso, incluindo uma entrevista ao responsável da empresa, o que permitiu perceber de que forma os expatriados influenciaram a decisão de internacionalizar a sua empresa. Os resultados sugerem que a influência da expatriação no processo de internacionalização de serviços ocorre a vários níveis. Por um lado, pela crescente procura por parte dos expatriados de serviços de empresas do seu país de origem capazes de atenuar as dificuldades por estes sentidas no país de destino. Por outro lado, pela estratégia deliberada das empresas em internacionalizarem os seus serviços como resposta às solicitações iniciais dos expatriados.
Data do prémio2015
SupervisorRicardo Alexandre Morais (Supervisor)

• Internacionalização
  • Expatriado