Os fatores de escolha dos destinos turísticos
: a importância do fator segurança na procura turística

• Morgana Leite Esperança (Aluno)

Nesta dissertação pretende-se analisar quais os fatores de escolha de um turista sobre o destino turístico, apresentando-se assim quais os principais componentes em questão, tais como a segurança e a saúde. Neste sentido, na primeira parte da tese é analisado discriminadamente a importância da imagem de um destino turístico realçando o peso que a sua imagem positiva ou negativa tem na escolha do mesmo. É igualmente abordado o processo dessa formação e explorado a diferença entre a imagem percebida e projetada. A segunda parte deste trabalho trata de enquadrar o tema competitividade no âmbito do turismo e como se tem vindo a destacar na economia mundial. Serão evidenciados alguns fatores chaves de competitividade tais como a diferenciação, a autenticidade e a experiência. Posteriormente, fala-se do impacto da instabilidade política nas últimas duas décadas, em particular o impacto que os atentados terroristas tiveram na procura turística. O resultado final emerge num inquérito para averiguar que tipo de escolhas são efetuadas pelos turistas antes da procura do destino a visitar e, daí sairão as conclusões finais desta tese de mestrado. Sendo elas que tanto o fator segurança e como o fator saúde são dos princípios mais importantes a ter em conta no momento de decisão por parte dos turistas. Podendo-se assim concluir, que juntamente com a literatura desta tese, que cada vez mais os destinos turísticos têm de apostar na segurança dos seus países, para conseguirem aumentar o fluxo turístico.
Data do prémio26 mai. 2022
SupervisorEmese Paniyk (Supervisor)