A educação é o pilar de uma Sociedade e a escola dá a formação base que cada cidadão tem acesso para posteriormente ingressar na vida ativa. É imprescindível começar a encarar os alunos como atores ativos no seu processo de aprendizagem. É impensável continuar a olhar para o professor como o ser único capaz de ensinar o aluno. O último tem de participar na construção do seu conhecimento, e esta é a base do construtivismo. Vivemos na era do aluno nativo-digital, do aluno que encara como dado adquirido o acesso às tecnologias, do aluno que está em constante ligação com outros. Cabe a nós, professores, tirar partido da destreza com que os nossos alunos “mexem” na tecnologia, consciencializando-os de que, além de todas as funcionalidades e serviços, há perigos associados que talvez desconheçam. Os alunos devem ser alertados para a segurança na internet na medida em que é neste momento impensável desligá-los da mesma. Este trabalho assume o papel de um relatório de prática de ensino supervisionada e pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido neste sentido, bem como o projeto de investigação realizado sobre a problemática da Segurança na Internet. Nele, começamos por uma introdução na qual podemos encontrar a motivação da autora para a realização deste trabalho. No primeiro capítulo contextualizamos a prática de ensino e passamos para questões didáticas tais como os processos de planificação, metodologias e avaliação. De seguida será analisado o trabalho desenvolvido com os alunos bem como os resultados do mesmo. No capítulo seguinte podemos encontrar a investigação científica levada a cabo pela autora, nomeadamente acerca de segurança na internet, uma breve revisão de literatura, metodologia de trabalho e o trabalho futuro. No último capítulo, apresentaremos as conclusões do trabalho apresentado.
Data do prémio | 30 jul. 2013 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | Francisco Restivo (Supervisor) & Sónia Godinho (Supervisor) |
---|
- Informática
- Ensino-aprendizagem
- Segurança
- Internet
- Nativos digitais
- Mestrado em Ensino da Informática
Os jovens e segurança na internet: um estudo de caso com alunos do 9.º ano
Marques, J. V. C. (Aluno). 30 jul. 2013
Tese do aluno