Avançar para navegação principal Avançar para pesquisar Avançar para conteúdo principal

Os media na escola e a influência do Programa Educamedia
: estudo de caso

  • Vasco Alexandre Ferreira Cunha (Aluno)

Tese do aluno: Dissertação de mestrado

Resumo

O século XXI é visto como o século da abundância da informação. Uma organização educativa que tente permanecer num estado hermenêutico e isolado está condenada a não se desenvolver, acabando por não sobreviver à mudança. Estas rápidas e profundas transformações trazem consequências em vários pilares da sociedade, entre eles, a escola. Desta forma, é essencial definir e adaptar, se necessário, as funções dos diferentes agentes de uma escola que se preconiza como um espaço aberto, preparado para as influências externas de uma sociedade da informação e comunicação cada vez mais complexa, na qual o audiovisual é a imagem contemporânea. A realidade social dos indivíduos está embebida pelo consumo da comunicação audiovisual. Os jovens pela “…sua curiosidade, a avidez de conhecer, de decifrar os mistérios do desconhecido, fazem deles consumidores atentos e apaixonados das imagens” (Mercado, 1984, p. 53). O objetivo desta dissertação é contribuir para uma melhor compreensão dos fatores que podem melhorar a incorporação dos media e das tecnologias na escola, por forma a maximizar a aprendizagem dos alunos. Na componente prática deste trabalho é apresentado um caso de estudo na Região Autónoma da Madeira (caso Programa Educamedia) no qual, se tem a perceção da sua influência na utilização das tecnologias e dos media e, em concreto, o cinema na escola, por parte dos professores e alunos. E isso, verifica-se pela sua participação ativa e, especificamente, no projeto “Aprender com o Cinema”, onde são realizadas várias atividades, utilizando as linguagens mediáticas. Os materiais e recursos disponibilizados pelo programa são uma mais-valia, além de potenciarem o uso dos media e das tecnologias na escola, vão também ao encontro das necessidades educativas escolares a nível de formação para a cidadania. Constata-se que os alunos têm a noção da importância do uso dos media e das tecnologias em sala de aula, na sua aprendizagem, nomeadamente, o vídeo e o filme, verificando-se que a sua utilização, nestes casos, é profícua e motivadora para introduzir, exemplificar e explorar determinados conteúdos. Os mesmos consideram que aprendem bastante mais sobre um tema ou assunto explorado através das atividades propostas pelo Educamedia.
Data de atribuição2012
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Reis Lagarto (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'