Otimização do modelo de comunicação
: foco no consumidor - caso da Perfecta Energia

• Sara Maria Morgado Dordio Roque (Aluno)

Com o crescente aumento da necessidade de energia elétrica a nível global, é urgente encontrar fontes de energia alternativas aos combustíveis fósseis. A energia fotovoltaica solar é a fonte de energia alternativa mais promissora, uma vez que reúne características únicas comparativamente a outras energias renováveis. Nomeadamente, o custo dos componentes é competitivo e acessível ao consumidor residencial, é de fácil instalação e manutenção, e utiliza a fonte de energia inesgotável do sol. Em Espanha o sector de energia solar tem crescido significativamente, e conta com mais de 200.500 instalações residenciais. Este estudo tem como objetivo analisar o perfil de consumidor e qual o melhor canal de comunicação, de forma a adaptar e otimizar esse modelo de comunicação. Com base num inquérito anónimo elaborado para este fim, e com recurso a entrevistas, foi possível identificar qual é o perfil típico de clientealvo de uma empresa instaladora de painéis fotovoltaicos no setor residencial, como a Perfecta Energia, e otimizar a sua mensagem com os atributos preferidos.
Data do prémio24 jan. 2024
SupervisorPedro Celeste (Supervisor)