Otimização do processo de embalamento numa linha de produção de padaria e pastelaria

• Diogo André Ferreira Pereira (Aluno)

Este trabalho foi realizado no Centro de Fabrico de Padaria pertencente à empresa Sonae e teve como objetivo a realização de um programa de Excel que permitisse melhorar e controlar o processo de embalamento na linha de produção dos produtos de padaria e pastelaria.A ideia da criação deste programa teve como base a filosofia Kaizen, que consiste na melhoria contínua de processos, tentando reduzir ao máximo o custo de produção e diminuirassim os desperdícios associados. O objetivo da elaboração deste programa foi controlar o processo de embalamento permitindo obter uma perceção real do que estava a acontecer no setor, gerindo o número de unidades que se iriam embalar por turno e o número de colaboradores que se colocavam nas linhas de embalamento, sempre com base nas encomendas. Caso não houvesse produto para embalar, os colaboradores eram alocados a outras funções. Foi necessário medir tempos de tarefas incluídas nesse processo, analisar a causa de problemas de desperdícios e propor, avaliar e implementar soluções para cada problema. Após implementação, fez-se o controlo do processo de modo a verificar se o objetivo estava ou não a ser cumprido. Concluindo, este projeto foi bastante positivo ao nível de logística do setor do embalamento e ainda na capacidade de cumprir a encomenda a partir de uma certa ordem de trabalho, permitindo assim um maior controlo do que se passa em termos práticos na empresa. O plano de embalamento de padaria foi implementado com sucesso e continua a ser utilizado no Centro de Fabrico. Este programa permitiu diminuir perdas de tempo e melhorar processos, acrescentando valor à empresa.
Data do prémio21 fev 2017
SupervisorElsa Maria Teixeira Soares (Supervisor), Sara Araújo (Co-Orientador) & João Ferreira (Co-Orientador)

• Processos
  • Embalamento