Overlapping ownership in the Euronext 100
: how overlapping ownership and tunneling impact dividend policy

• José Miguel Soares Lino (Aluno)

O objetivo desta dissertação é avaliar o impacto de overlapping ownership e de tunneling em políticas de dividendos. A presença de acionistas em comum leva os gestores a considerar os lucros de outras empresas quando escolhem estratégias de negócio. Isto resulta numa diminuição da competição que, por sua vez, leva a menos investimento e a uma maior dimensão e número de pagamentos de dividendos. No entanto, quando os acionistas em comum tencionam expropriar os recursos de empresas, o pagamento de dividendos prejudica a habilidade de o fazerem. Para responder à questão de como overlapping ownership e tunneling influenciam as políticas de dividendos, um modelo de regressão logit foi corrido de forma a estimar os impactos no pagamento de dividendos de overlapping ownership, tunneling, rentabilidade, oportunidades de investimento, dimensão, e esquemas de compensação. Os resultados da estimação sugerem uma ligação entre overlapping ownership, tunneling e pagamento de dividendos. Especificamente, os resultados mostram que overlapping ownership tem uma influência positiva no pagamento de dividendos, enquanto tunneling tem uma influência negativa.
Data do prémio15 jul 2021
SupervisorRicardo Ribeiro (Supervisor)