Own sentiment analyzer applied to stock price prediction
: a case of Apple : 1996 to 2016

• Ana Maria Duarte de Carvalho Muñoz Mendes (Aluno)

Não há como ficar indiferente às aplicações de análise de sentimentos no mundo financeiro. A ideia de fatores além da área económica afetarem os preços de mercado tem sido consecutivamente sustentada por profissionais da área ao longo dos anos. Este tópico denomina-se por finanças comportamentais. Um dos fatores fora do campo financeiro que é usualmente abordado é o sentimento do investidor, que, como comumente aceitado, é influenciado pelas notícias. Apesar da maioria dos estudos conduzidos utilizarem as redes sociais, como o Twitter, para coletar tais notícias, neste projeto as notícias utilizadas derivam de importantes jornais. Esta dissertação em específico difere de anteriores investigações em dois principais aspetos. Primeiramente, tanto o modelo de previsão de preços como o do sentimento presente nas notícias, são tidos como problemas de regressão, contrastando com o comum problema de classificação. Segundamente, em oposição à maioria da literatura, que utiliza apenas classes de sentimento como preditores de preço, este projeto inclui também variáveis financeiras. Houve grande investimento no método de processamento de texto que melhor serviria para as notícias referentes à Apple, visto este ser considerado um passo chave para a análise de sentimentos. No que diz respeito aos resultados obtidos, apesar de Support Vector Regression ter demonstrado resultados promissores para tanto o modelo de sentimento como o de preço, a performance dos algoritmos deixa ainda um largo espaço para melhoria. Os resultados sugerem que os preços de mercado são realmente impactos pelo sentimento presente nas notícias, como em concordância com os anteriores estudos.
Data do prémio20 out 2021
SupervisorViktor Pekar (Supervisor)

• Análise de sentimentos
  • Text analytics