Paideia e formação moral dos jovens no pensamento de São João Crisóstomo
: estudo e tradução da obra De Inani Gloria et De Educandis Liberis

• Simone Guffanti (Aluno)

A presente dissertação trabalha o tema da educação cristã dos filhos a partir da obra De inani gloria et de educandis liberis de João Crisóstomo, conhecido como “Boca de ouro”. Apresenta-se o texto original do referido tratado, bem como a tradução portuguesa, de nossa autoria, com o objetivo de nos aproximarmos diretamente do pensamento do autor que passe pelas suas formas expressivas em língua grega original.O trabalho de tradução para a língua portuguesa constituiu a base para o estudo da obra na sua estrutura, no género literário, mas, sobretudo, para o estudo dos motivos dominantes da obra e conselhos pedagógicos nela transmitidos. O Tratado é contextualizado quer a partir da relação entre Paideia grega e Paideia cristã, a partir da biografia de Crisóstomo, com particular atenção para o seu percurso de formação moral e escolástico, a partir de outros escritos do mesmo.
Data do prémio4 nov. 2021
SupervisorIsidro Lamelas (Supervisor)