Pallco – Performing Arts School & Conservatory
: experiência profissional e proposta de implementação de musicoterapia

• Maria João Montenegro Pinto de Magalhães (Aluno)

A instituição Pallco – Performing Arts School & Conservatory, localizada no Porto, foi a entidade acolhedora do estágio curricular com a duração de seis meses, integrado no Mestrado em Gestão de Indústrias Criativas. O presente relatório de estágio estrutura-se em duas partes: uma primeira parte é dedicada a um panorama geral da instituição de estágio e à experiência que ali desenvolvi; uma segunda parte aborda o tema da musicoterapia e a possível implementação desta terapia na instituição de estágio. A instituição é integrada no contexto do sector de atividade, o ensino artístico, com os seus aspetos diferenciadores, e é caracterizada no que se refere à sua estrutura e funcionamento. As ações de estágio são descritas de forma detalhada, procurando evidenciar as competências adquiridas. O segundo aspeto do relatório apresenta a definição e aspetos da história musicoterapia, enquadrando esta prática no contexto escolar, a nível nacional e a nível internacional e explanando a figura e a profissão do musicoterapeuta. Finalmente, explora-se uma proposta de implementação de musicoterapia na instituição de estágio.
Data do prémio3 dez 2020
SupervisorLaura Castro (Supervisor)