Palliative care competencies in nephrology
: a scoping review

• Ana de Albuquerque Tomás Mateus (Aluno)

Introdução: A profissão médica e os líderes políticos e de opinião, estão cada vez mais conscientes da necessidade urgente e crescente de educar os médicos (não paliativistas) em cuidados paliativos. Objetivo: O objetivo deste estudo é fornecer uma visão geral da informação disponível na literatura sobre o tema competências em cuidados paliativos para nefrologistas, utilizando métodos bem definidos e transparentes de pesquisar, resumir e interpretar o corpo deliteratura relevante, seguindo uma abordagem de revisão sistemática.Métodos: A Scoping review baseia-se na metodologia da Joanna Briggs Institute (JBI). A pesquisa foi realizada em Dezembro de 2019, utilizando publicações em bases de dados nacionais e internacionais, bem como na Literatura Cinzenta, em inglês, espanhol, francês e português. Resultados: De um total de 4668 publicações, 168 foram elegíveis para a revisão com base nos títulos e resumos. Uma revisão completa do texto das 168 publicações, levou à seleção de 26 artigos, que preenchiam os critérios pré-definidos de inclusão e exclusão e, por conseguinte, foram incluídos na revisão. As competências identificadas como necessárias para fornecer cuidados paliativos (CP) de alta qualidade nos vários contextos da nefrologiasão: capacidade de comunicação (21,7%); prestar os cuidados em fim de vida (18,4%),avaliar e tratar a dor e outros sintomas renais (17,3%); planeamento antecipado dos cuidados(17,3%); questões éticas e legais na tomada de decisões em diálise (13,4%) e capacidade de aplicar o apoio psicossocial e espiritual aos doentes e respetivas famílias (6,3%) e também uma abordagem holística incluindo aspetos psicológicos, sociais, espirituais, religiosos e existenciais dos cuidados (5,6%). A percentagem refere-se ao número de publicações onde cada tópico é abordado.Conclusões: A implementação de um modelo integrado de cuidados, com tratamentos de CP e curativos, coloca grandes exigências aos nefrologistas para adquirirem competênciasem CP. A educação em CP deve ser introduzida na fase inicial dos currículos dos internosde nefrologia.
Data do prémio6 out 2021
SupervisorManuel Luís Capelas (Supervisor)

• Mestrado em Cuidados Paliativos