Papel do enfermeiro especialista no processo de transição saúde-doença da pessoa em situação crítica

  • Mariana Seabra Galante Macedo Guimarães (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório pretende descrever o percurso académico realizado nos dois contextos de estágio da unidade curricular “Estágio Final e Relatório”, relatando o processo de aquisição das competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros em 2019, para o Enfermeiro Especialista. Os contextos de estágio consistiram numa Unidade de Cuidados Intermédios Polivalente e num Serviço de Medicina Intensiva, nos quais foi possível refletir e adquirir conhecimentos e prática em Enfermagem Médico-Cirúrgica face à pessoa em situação crítica. A metodologia escolhida foi a descritiva e crítico-reflexiva e o relatório está cronologicamente estruturado por introdução, início do percurso e competências, estando ainda subdividido pelos 4 domínios das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica. Em cada Domínio e para cada objetivo especificado, realizou-se uma análise crítico-refletiva sobre as atividades e os aspetos mais relevantes do estágio. Por fim, encontra-se a conclusão. Enquanto futura Enfermeira Especialista, os temas aprofundados permitiram-nos obter aptidões capazes de darem resposta à pessoa em situação crítica nos processos de transição, através das propostas de melhoria sobre a gestão de risco na preparação medicamentosa e a comunicação efetiva com a implementação da ferramenta ISBAR, digitalmente. Realizou-se ainda uma revisão da literatura sobre os critérios atribuídos à pessoa em situação critica, em fim de vida na triagem de um serviço de urgência. Destacamos as reflexões críticas produzidas sobre as práticas seguras e o percurso para o desenvolvimento de competências capazes de darem respostas à pessoa em situação crítica e/ou família. Na prática profissional, ética e legal, promoveu-se propostas de melhoria, contribuiu-se para as dinâmicas funcionais e organizacionais; desenvolveu-se estratégias de tomadas de decisões alicerçadas nos princípios, valores e normas deontológicas e demonstrou-se discernimento crítico face aos problemas da prática profissional. No domínio da qualidade, propôs-se programas de melhoria, geriu-se a comunicação interpessoal, situações de instabilidade e geriu-se a medicação emergente com práticas seguras, fundamentadas pela aquisição de conhecimento científico. Na gestão de cuidados de enfermagem, geriu-se também a comunicação interpessoal; garantiu-se a segurança e a qualidade na prestação de cuidados; refletiu-se sobre a adequação dos recursos. Por último, o desenvolvimento de aprendizagens na prestação de cuidados de qualidade permitiu-nos contribuir para a resolução de problemas com assertividade e responsabilidade perante situações de risco, otimizando o trabalho da equipa e promovendo intervenções baseadas na evidência junto das pessoas em situação crítica em fim de vida. Também a proatividade na procura de evidência para a promoção e implementação das melhores técnicas e normas científicas, nos permitiu colaborar com intervenções orientadas para uma melhoria nas vigilâncias, monitorizações e gestão da terapêutica, bem como na monitorização invasiva, monitorização de eletrocardiograma, a hemofiltração, a colocação do cateter venoso central, entre outras intervenções. Estas aprendizagens contribuíram para uma enfermagem avançada, segura e diferenciadora perante as necessidades da pessoa em situação crítica e através da reflexão-critica das experiências vivenciadas foi possível expor os desafios ultrapassados e as oportunidades proporcionadas para a aquisição de competências diferenciadoras na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica.
Data do prémio30 jun 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSílvia Coelho (Supervisor)

Keywords

  • Enfermagem médico-cirúrgica
  • Pessoa em situação crítica
  • Unidade de cuidados intensivos
  • Transições saúde-doença
  • Gestão de risco

Designação

  • Mestrado em Enfermagem

Citação

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