A literatura tem vindo a alertar para a necessidade de valorizar processosacadémicos, e não apenas resultados académicos. Tem também sugerido a importância de aprofundar conhecimento sobre a associação com processos emocionais, como a autorregulação emocional. O principal objetivo deste estudo consiste em investigar o potencial papel explicativo da autorregulação emocional em processos e resultados académicos, nomeadamente no envolvimento na escola e no rendimento académico de pré-adolescentes. Participaram 394 estudantes do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Midade = 10.9, DP = .69), que responderam a um Questionário Sociodemográfico e Académico, à Escala Quadri-dimensional de Envolvimento dos Alunos na Escola, e ao Questionário deRegulação Emocional em Crianças e Adolescentes. Efetuaram-se análises descritivas, correlacionais e de regressão linear múltipla. Verificou-se que o redireccionamento cognitivo constitui uma variável explicativa estatisticamente significativa de todas as dimensões do envolvimento na escola, enquanto a supressão emocional configura uma variável explicativa estatisticamente significativa do envolvimento afetivo e agenciativo. Encontraram-se correlações positivas do redireccionamento cognitivo, mas negativas da supressão emocional com as referidas dimensões de envolvimento na escola. Por sua vez,o envolvimento comportamental e agenciativo constituem variáveis explicativasestatisticamente significativas do rendimento académico. Estudos futuros poderão adotar um desenho longitudinal para identificar variações na autorregulação emocional e o seu impacto em processos e resultados académicos. A prática psicológica poderá incidir na promoção de competências emocionais junto de jovens e na dinamização de ações que sensibilizem encarregados de educação e docentes para a importância da autorregulação emocional e do envolvimento na escola no sucesso académico.
Data do prémio | 2 mar. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Íris M. Oliveira (Supervisor) |
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- Autorregulação emocional
- Envolvimento na escola
- Rendimento académico
- Sucesso académico
- Mestrado em Psicologia da Educação
Papel explicativo da autorregulação emocional no envolvimento na escola e no rendimento académico de pré-adolescentes
Lages, A. I. V. (Aluno). 2 mar. 2022
Tese do aluno