As ferramentas de controlo de gestão têm vindo a ganhar importância na economia global. Desta forma, as empresas procuram estar na vanguarda do domínio e utilização das mesmas como fator determinante para uma performance de sucesso. Esta perspetiva dá origem ao objetivo do trabalho, que é a análise do Balanced Scorecard da Ascendi e a perceção do impacto que as renegociações das parcerias público-privadas têm nesta ferramenta de gestão da organização. Daqui surge então a questão basilar do trabalho: para que serve o Balanced Scorecard na Ascendi? Para a realização deste estudo foram utilizadas técnicas de recolha de dados e de análise documental com o intuito de fornecer elementos capazes de identificar as práticas da empresa e analisar os impactos que surgem de alterações na envolvente da Ascendi. A amostra do estudo refere-se às renegociações das parcerias público-privadas e ao impacto que estas têm no controlo de gestão da empresa, nomeadamente no Balanced Scorecard. A partir da pergunta, formularam-se hipóteses de cenários de renegociação e analisou-se o impacto que estes têm nos departamentos mais afetados da Ascendi. Constatou-se então que apesar da estratégia da empresa não se alterar, existe uma modificação na forma como esta comunica a sua estratégia. Aqui, o modelo proposto por Kaplan e Norton em 2008 ganha mais um suporte. No entanto, o estudo não forneceu evidência suficiente para suportar o apoio que o Balanced Scorecard oferece na tomada de decisão num cenário de renegociação. A partir dos resultados apresentados e fruto da contingência temporal deste trabalho surge a oportunidade de no futuro se poder analisar o impacto que o cenário real de renegociação teve na organização.
Data do prémio | 6 out. 2014 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Luís Marques (Supervisor) |
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- Controlo de gestão
- Renegociação de Parcerias Público-Privadas
Para que serve o Balanced Scorecard na Ascendi?: o caso da adaptação dos sistemas de controlo de gestão em renegociação de PPP
Tavares, J. P. M. (Aluno). 6 out. 2014
Tese do aluno