Para uma outra visibilidade do setor da segurança privada em Portugal
: a análise da atividade de vigilante estático e de vigilante de transporte de valores

• Lisa Sandrina Santos Pires Fernandes (Aluno)

A segurança privada em Portugal, no que diz respeito à vigilância e controlo social de espaços, pessoas e bens, assume-se como um setor de atividade importante devido ao papel complementar e subsidiário das forças e serviços de segurança do Estado. O estudo aqui apresentado coloca a ênfase na especificidade das condições de trabalho de duas atividades distintas no setor da segurança privada: a atividade de vigilante estático e a atividade de vigilante de transporte de valores. Mais especificamente, o objetivo consiste em analisar como é abordada a questão da segurança dos protagonistas destas atividades de trabalho, sabendo que a construção de estratégias de segurança coletiva entra por vezes em conflito com a preservação da sua própria segurança em contexto real de trabalho. A amostra deste estudo é constituída por oito participantes (três vigilantes estáticos em contexto de um centro comercial, três vigilantes de transporte de valores, um supervisor de segurança e um coordenador da área da logística e tratamento de valores). A metodologia adotada é de cariz eminentemente qualitativa, ancorada na abordagem da psicologia ergonómica. Os resultados deste estudo permitem verificar visibilidade às atividades profissionais em estudo onde é esperado que os seus trabalhadores sejam capazes de antecipar e gerir o risco.
Data do prémio8 jul. 2013
SupervisorLiliana Cunha (Supervisor)

• Segurança privada
  • Vigilantes