A Parfums Christian Dior (PCD) vende produtos através do seu próprio website em três países, mas não o faz em Portugal. Considerando que o comércio online está a ganhar notoriedade, vender online em Portugal pode ser uma boa estratégia de expansão para a marca. O objectivo deste caso de estudo é analisar o mercado do comércio electrónico para as marcas de luxo, as vantagens e desvantagens de vender online e o mercado Português e seus consumidores na indústria de perfumes e cosmética selectiva. Depois de analisar a indústria e o mercado Português, foi possível concluir que, para já, a PCD não deve investir no comércio electrónico em Portugal. Isto deve-se ao facto dos consumidores Portugueses ainda estarem muito ligados aos canais de retalho tradicionais, sentirem necessidade de experimentar os produtos antes de os comprarem e ainda não serem utilizadores muito frequentes de canais e plataformas online. Adicionalmente, a forma como este mercado funciona em Portugal faz com que seja arriscado investir na própria loja online e conseguir manter uma boa relação com os clientes, que são os responsáveis pela venda dos produtos ao consumidor final. Apesar do mercado ainda não estar preparado para o comércio eletrónico nesta indústria, a marca deverá investir no canal online no futuro, uma vez que a população está cada vez mais recetiva a plataformas digitais e, tendencialmente, preferirá eficácia e comodidade em detrimento da necessidade de se deslocar a uma loja física.
Data do prémio | 25 jul. 2016 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | João Paulo Simão Pires (Supervisor) |
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- Canais Online
- Comércio online
- Bens de luxo
Parfums Christian Dior: the relationship between luxury brands and e-commerce
Aires, M. M. R. M. (Aluno). 25 jul. 2016
Tese do aluno