Participação numa escola pública (X)

  • Anabela Guerreiro Caldas da Silva Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Este trabalho tem por principal objectivo estudar o tema Participação numa escola pública (X), pertencente a um agrupamento (X), mais concretamente na escola sede desse agrupamento, e efetuar uma análise reflexiva sobre o trabalho profissional docente realizado ao longo de aproximadamente vinte e oito anos de serviço, e por isso, ao longo dos diferentes órgãos de direção ou gestão.As razões da escolha deste tema foram: 1º-Verificar que ao longo dos anos a participação foi diminuindo, a escola apresentar um défice democrático em consequência dessa não participação e se ter tornado mais burocrático-racional desvalorizando e menos prezando a participação de certos membros. 2º- Verificar que a conflitualidade da escola foi aumentando ao longo dos anos, constatando-se esta pela existência cada vez maior de processos disciplinares, na Inspecção Geral de educação e no próprio Tribunal quer Administrativo, quer criminal. 3º- Adquirir formação para compreender todo o clima organizacional que se vive ao longo dos anos, a gestão ou direção do mesmo, ou seja, a sua liderança, e a organização em si. 4º- Colaborar, contribuir e ajudar no sentido do aumento do gosto pela escola e pelo estudo e pelo excelente desempenho de todos; 5º- Contribuir para o envolvimento dos Pais/Encarregados de Educação, bem como dos alunos, nos processos de ensino-aprendizagem e gestão de recursos e do próprio agrupamento, promovendo e aumentando a participação activa destes na escola e agrupamento de forma a colmatar todo e qualquer défice democrático existente. 6º-Poder candidatar-me à direção da escola caso isso se torne urgente e necessário a fim de termos uma escola democrática, que forme bons cidadãos para a sociedade, respeitadores dos direitos fundamentais da pessoa humana para além de uma boa formação científica. 7º- Libertar as pessoas do medo de serem continuamente punidas com processos disciplinares e aumentar o gosto e o amor pela escola e pelo estudo, no fundo , contribuir para uma maior participação e maior felicidade de todos os actores da escola e sua comunidade; 8º- Adquirir mais um ano de serviço para mudança de escalão, já que estou retida há vários anos no 4º escalão, tendo quase sessenta anos de idade. Para realizar este estudo subordinado a este tema, tive que refletir sobre a evolução do Ensino em Portugal e toda a parte histórica envolvida. Os objectivos deste trabalho são:1- Analisar e reflectir sobre a participação da docente e dos restantes docentes numa escola pública (X) ao longo da sua vida profissional atravessando os diferentes órgão de direção; 2- Analisar e reflectir sobre a participação discente na escola pública (X);3- Interpretar a participação dos diferentes actores da escola pública (X);4- Concluir e apontar soluções para resolver situações de não participação, ou participação passiva e muito passiva na escola pública (X).5- Aumentar a minha participação na escola X, contribuir para uma escola mais democrática e respeitadora dos direitos humanos e ambiente.Para efetuar este estudo recorri a várias teses de doutoramento (de Licínio Lima, de Victor Sá e de Carlos Estêvão), de vários autores, li a biografia de Max Weber, o que me deu muito gosto em ler, meditar e reflectir e contribuiu para sublimar alguns dos acontecimentos menos bons, até traumáticos,ocorridos nesta organização, Escola X.Assim inicialmente efectuei um enquadramento teórico no capítulo I, baseado em Licínio Lima e Virgínio Sá, fazendo uma abordagem ao tema Participação;No capítulo II, baseando-me na visão de Carlo Estêvão o que me levou a ter uma visão do modelo burocrático-racional e político e numa visão mais moderna, a escola como um lugar de vários mundos, várias racionalidades, polifónica, e concluir que o mundo cívico é aquele que permite uma participação muito activa da qual resulta um ganho para a democracia, ou seja, uma escola mais democrática.
Data do prémio25 jul 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarlos Estevão (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Citação

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