Participação numa orquestra de escola e envolvimento escolar
: perspetivas de alunos e professores

  • Maria Isabel Faria Bravo Nunes da Cruz (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo tem como objetivo compreender o impacto percebido da participação dos alunos numa orquestra de escola. A investigação seguiu uma metodologia qualitativa através da realização de entrevistas individuais, com base num guião de entrevista semiestruturado. Num total de 10 participantes, foram consideradas as perspetivas de seis alunos, dois professores e dois facilitadores da atividade. O procedimento de análise dos dados seguiu uma lógica semi-indutiva de codificação e categorização, com recurso ao software nvivo. Os resultados obtidos sugerem que as mudanças mais frequentes percebidas com a participação na orquestra dizem respeito a aspetos interpessoais, nomeadamente em relação à cooperação, disponibilidade e conforto na relação com o outro, criação de novas relações sociais, confiança nos outros, valorização dos outros e comunicação. Ao nível do envolvimento escolar, os resultados demonstram um maior impacto ao nível dos comportamentos direcionados para a aprendizagem, seguindo-se o domínio da integração na escola e sentimento de prazer pela mesma e, posteriormente, a dimensão relacionada com as crenças sobre competências intrapessoais. É na dimensão agenciativa que se verificam os resultados menos significativos do impacto da participação dos alunos na orquestra. São apresentadas as principais limitações do estudo, sugestões para a investigação futura e implicações para a prática.
Data do prémio24 set. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorLurdes Veríssimo (Supervisor) & Filipe Martins (Co-Orientador)

Keywords

  • Atividades extracurriculares
  • Música
  • Orquestra escolar
  • Envolvimento escolar
  • Desenvolvimento socioemocional

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

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