Pathway to captaincy in business aviation
: key leadership competencies to become a commander

• Carolina Maria Cantante Margarido (Aluno)

O presente estudo analisa o bem-estar dos pilotos da Company X durante o processo de "upgrade", um programa que forma comandantes. O upgrade é composto por fases distintas, nomeadamente o filtro 1 (identificação de requisitos), o filtro 2 (entrevista e exame teórico) e o treino de upgrade, que inclui o segmento 1 (aulas teóricas e em simulador genérico), o segmento 2 (treino e avaliação em simulador específico - Line Oriented Scenario (LOS), Line Oriented Evaluation (LOE) e Operator Proficiency Check (OPC)) e o segmento 3 (Line Flying Under Supervision (LIFUS) & line check). Os pilotos devem possuir os conhecimentos e a experiência necessários para pilotar aeronaves específicas (competências técnicas) e competências de liderança (competências não técnicas). Foi utilizada uma abordagem qualitativa (N = 15) para recolher o feedback dos pilotos que realizaram o upgrade em 2021-2022. O estudo concluiu que os participantes com uma perceção errada da função de comandante tiveram uma experiência negativa e revelaram fracas competências de liderança. Os resultados contribuem para uma compreensão da perceção do papel e formação adequada de comandates. Esta investigação enriquece o conjunto de conhecimentos existentes e abre caminho a um curso de précomando para pilotos da aviação executiva num mundo desafiante e excessivamente tecnológico.
Data do prémio26 jan. 2024
SupervisorCátia Reis (Supervisor)

• Pilotos
  • Curso de formação para promoção a comandante