Pedagogia da hospitalidade e ethos docente
: um estudo sobre narrativas de professores(as)

  • Tamiris de Lima Pereira (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente trabalho corresponde ao relatório final de uma investigação inserida no Mestrado em Ciências da Educação, especialização em Pedagogia Social, da Universidade Católica Portuguesa e intitula-se “Pedagogia da Hospitalidade e ethos docente: um estudo sobre as narrativas de professores(as)”. Com o objetivo de identificar traços de uma Pedagogia da Hospitalidade no âmbito da profissionalidade docente, a investigação assumiu como recurso metodológico um conjunto de narrativas produzidas por um grupo de docentes oriundos de diferentes Estados do Brasil, com formações diversas, que aceitaram narrar sobre suas práticas profissionais e assim resgatar suas lembranças de quando aluno(a). O estudo permitiu concluir sobre a importância de novos caminhos pedagógicos marcados pela proximidade, pela atenção, pelo cuidado, pelo afeto e pela perceção do outro acreditando que educar é intervir no desenvolvimento humano onde o papel docente é permeado pela responsabilidade ética e pela mediação.
Data do prémio23 fev. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorIsabel Baptista (Supervisor) & Roberta Sogayar (Co-Orientador)

Keywords

  • Pedagogia social
  • Pedagogia da hospitalidade
  • Ethos docente
  • Narrativas de professores(as)
  • Práticas de relação

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

'