É uma constante na solicitude da Igreja a formação dos futuros sacerdotes. É uma preocupação sempre atual a qualidade da formação e do ministério destes sacerdotes. A relação pedagógica é, em grande medida, responsável por essa missão essencialmente dialógica (Pastores dabo vobis, 1992; Ratio fundamentalis, 2016). Desta convicção e inquietação, nasceu o presente Trabalho de Investigação, voltado para responder à questão fundamental do impacto da relação pedagógica (entre formando e formador) na formação e na vida sacerdotal. Vem a propósito a Pedagogia Social na medida em que esta confere aportes pertinentes para a construção de caminhos socioeducativos humanistas e acolhedores que, partindo do valor “pessoa” e dos pressupostos da educabilidade e do diálogo formativo, possibilitam o acesso e o sucesso de uma missão sacerdotal conseguida na sua mais genuína identidade e finalidade, realizando o ideal da salvação – o mais autêntico desenvolvimento humano. O estudo parte de uma revisão de literatura, com a análise de documentos e textos sobre a formação sacerdotal e sobre a relação pedagógica, e avança para um estudo de caso inspirado na nossa experiência direta de formação sacerdotal.
Data do prémio | 24 fev 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Supervisor | Isabel Baptista (Supervisor) |
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- Pedagogia social
- Formação sacerdotal
- Relação pedagógica
- Perfil do formador
- Desenvolvimento humano
- Mestrado em Ciências da Educação
Pedagogia social e formação sacerdotal: centralidade da relação pedagógica : estudo de caso
Rodrigues, A. A. (Aluno). 24 fev 2022
Tese do aluno