Perceção dos colaboradores sobre o papel da liderança empática
: estudo de caso Auchan Retail Portugal

• João Braga Fernandes (Aluno)

A empatia otimiza as relações entre os líderes e os seus subordinados sendo, por isso, imprescindível num líder do século XXI. Os resultados de um inquérito interno realizado pela organização e a observação direta efetuada durante o meu estágio na Auchan evidenciaram que, no setor de produtos frescos, a perceção do conceito de empatia era imprecisa para a maioria dos colaboradores, refletindo-se na relação com líder. Por isso, realizei um estudo de caso acerca da perceção dos colaboradores sobre o papel da liderança empática. O principal método de recolha de informação utilizado foi a entrevista aos liderados e líderes, com vista à obtenção de mais informação sobre esta problemática. Para o efeito, comecei por efetuar uma revisão de literatura sobre o conceito de liderança, o papel do líder e as suas qualidades, os diferentes estilos de liderança, a inteligência emocional e, por fim, a empatia. Na análise e interpretação das entrevistas, confirmei que os líderes reconhecem e valorizam a liderança empática, aplicando-a diariamente. A maioria dos liderados não sabe o significado correto do conceito de empatia, no entanto, percecionam-na nas ações dos líderes e reconhecem a sua importância. A Padaria e a Peixaria são os mercados que apresentam mais dificuldades no reconhecimento dos seus líderes. Para a resolução desta constatação, foram apresentadas sugestões de melhoria com o objetivo de criar um ambiente organizacional mais saudável e propício à obtenção de melhores relações entre as hierarquias e a concretização de melhores resultados para a Auchan.
Data do prémio14 jul. 2022
SupervisorMarisa Tavares (Supervisor)