Perceções acerca do impacto do desporto escolar na delinquência juvenil

  • Hugo Magalhães de Carvalho (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente estudo assume como objetivo geral compreender o papel do desporto escolar enquanto fator protetor ou fator de risco para a delinquência juvenil. Esta associação do Desporto Escolar como fator de proteção ou fator de risco pode revelar-se bastante complexa, uma vez que a literatura que procura uma ligação entre a participação desportiva e a Delinquência Juvenil é escassa e apresenta resultados mistos (Gardner, Roth, & Brooks-Gunn, 2011). Neste sentido, a investigação que se apresenta compreenderá dois estudos empíricos, um de natureza quantitativa e um de natureza qualitativa, permitindo assim um maior aprofundamento desta relação. É esta combinação das metodologias, quantitativa e qualitativa, que, no final, irá fornecer o pleno conhecimento sobre as questões e objetivos de pesquisa (Hinton, 2004). Os resultados obtidos no estudo de cariz quantitativo não são suficientemente esclarecedores, não sendo possível compreender a relação existente entre a prática do Desporto Escolar e a incidência de comportamentos delinquentes e desviantes. Contudo, apesar de o estudo quantitativo não evidenciar relação entre Delinquência Juvenil e Desporto Escolar, os resultados do estudo qualitativo demonstram que os professores salientam um impacto positivo do Desporto Escolar a vários níveis, nomeadamente ao nível pessoal, social, escolar e familiar. Contudo, no que respeita à perceção acerca do papel do Desporto Escolar enquanto fator de proteção ou fator de risco para a Delinquência Juvenil, os resultados são mistos, apesar de um elevado predomínio de excertos que o associam como fator protetor da incidência de comportamentos delinquentes. Assim, foi possível concluir uma congruência com o que tem vindo a ser identificado na literatura, confirmando a complexidade deste fenómeno, sendo possível, no entanto, destacar vários fatores que poderão permitir uma melhor compreensão do mesmo em investigações futuras.
Data do prémio22 jul. 2014
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRaquel Matos (Supervisor) & Lurdes Veríssimo (Supervisor)

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

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