Perceções acerca do impacto do desporto escolar na delinquência juvenil

• Hugo Magalhães de Carvalho (Aluno)

O presente estudo assume como objetivo geral compreender o papel do desporto escolar enquanto fator protetor ou fator de risco para a delinquência juvenil. Esta associação do Desporto Escolar como fator de proteção ou fator de risco pode revelar-se bastante complexa, uma vez que a literatura que procura uma ligação entre a participação desportiva e a Delinquência Juvenil é escassa e apresenta resultados mistos (Gardner, Roth, & Brooks-Gunn, 2011). Neste sentido, a investigação que se apresenta compreenderá dois estudos empíricos, um de natureza quantitativa e um de natureza qualitativa, permitindo assim um maior aprofundamento desta relação. É esta combinação das metodologias, quantitativa e qualitativa, que, no final, irá fornecer o pleno conhecimento sobre as questões e objetivos de pesquisa (Hinton, 2004). Os resultados obtidos no estudo de cariz quantitativo não são suficientemente esclarecedores, não sendo possível compreender a relação existente entre a prática do Desporto Escolar e a incidência de comportamentos delinquentes e desviantes. Contudo, apesar de o estudo quantitativo não evidenciar relação entre Delinquência Juvenil e Desporto Escolar, os resultados do estudo qualitativo demonstram que os professores salientam um impacto positivo do Desporto Escolar a vários níveis, nomeadamente ao nível pessoal, social, escolar e familiar. Contudo, no que respeita à perceção acerca do papel do Desporto Escolar enquanto fator de proteção ou fator de risco para a Delinquência Juvenil, os resultados são mistos, apesar de um elevado predomínio de excertos que o associam como fator protetor da incidência de comportamentos delinquentes. Assim, foi possível concluir uma congruência com o que tem vindo a ser identificado na literatura, confirmando a complexidade deste fenómeno, sendo possível, no entanto, destacar vários fatores que poderão permitir uma melhor compreensão do mesmo em investigações futuras.
Data do prémio22 jul. 2014
SupervisorRaquel Matos (Supervisor) & Lurdes Veríssimo (Supervisor)

• Mestrado em Psicologia