Perceived organizational support and engagement
: the moderating roles of well-being and mindfulness

• Carolina Serra Policarpo de Figueiredo e Sousa (Aluno)

Este estudo examina os efeitos do suporte organizacional percebido no envolvimento no trabalho dos funcionários, moderado pelo bem-estar e atenção plena. Com base na teoria do suporte organizacional e na teoria de conservação de recursos, propusemos um modelo de investigação integrativo. A promoção de uma cultura organizacional que favorece o bem-estar e felicidade dos indivíduos e comportamento positivo no trabalho tornou-se, nos últimos anos, uma preocupação central das organizações. Decidimos analisar o impacto da moderação do bem-estar e atenção plena na relação entre o suporte organizacional percebido e o envolvimento no trabalho. A amostra é composta por um total de 334 participantes, sendo 287 (63,1%) do sexo feminino e 111 (24,4%) do sexo masculino, com idades compreendidas entre 18 e 75 anos (M = 40,32; DP = 12,56). A estatística descritiva das variáveis revelou que os participantes estão acima da média nas quatro variáveis em estudo, apresentando diferenças estatisticamente significativas quando comparadas às médias de outras populações. Além disso, foi confirmado que o suporte organizacional percebido prediz o envolvimento. O modelo postulado permitiu avançar que todas as variáveis em estudo são preditores do envolvimento no trabalho. No entanto, as variáveis que poderiam ter um efeito moderador não apresentaram resultados significativos. Não obstante, o projeto foi relevante no sentido de que é pertinente continuar a realizar estudos nesta área, uma vez que os resultados do estudo contribuem para a promoção do bem-estar dos colaboradores, fornecendo recomendações para projetos futuros.
Data do prémio16 dez. 2022
SupervisorLeonor Almeida (Supervisor)