Performance musical
: guias de execução como estratégia de memorização

  • Raquel Sofia Martins Fernandes (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O presente relatório, apresentado no âmbito das unidades curriculares de Prática Profissional I e II e de Projeto de Intervenção Pedagógica (PIP) surge no contexto do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto e desenvolvidas na entidade acolhedora, Academia de Música de Vila Verde (AMVV), durante o ano letivo 2020-2021. Este relatório pretende evidenciar as atividades desenvolvidas na iniciação à prática de ensino supervisionada, na área de especialização do ensino de Instrumento (Canto) e Classe de Conjunto (Coro), na investigação aplicada à conceção, elaboração, concretização e avaliação de um PIP, sob a orientação científica da Professora Doutora Sofia Serra. Com a implementação do PIP, subordinado ao tema: “Performance Musical: Guias de Execução como Estratégia de Memorização” pretende-se verificar em que medida a aplicação desta estratégia de memorização (designadamente - guias de execução) contribui para a gestão de falhas de memória durante a performance musical de alunos de canto do ensino básico. Esta intervenção tem como principais objetivos ajudar os alunos a criar mecanismos de autocontrole e de confiança, para que consigam gerir possíveis falhas de memória durante a performance musical e assim potenciem o seu desempenho. Neste sentido, foi realizado um levantamento junto dos alunos da classe de Canto, através da ferramenta - questionário, de forma a conhecer os métodos de memorização praticados e possíveis experiências com falhas de memória durante a performance. Posteriormente, após a análise dos respetivos questionários, os alunos que já vivenciaram este fenómeno foram divididos em dois grupos: grupo experimental - onde foi aplicada a estratégia de memorização em estudo; e grupo de controlo - que continuou a trabalhar a memorização como sempre fez. A avaliação foi realizada atendendo a um novo questionário individual aos alunos e por meio de observação natural das performances respetivas, regulada por uma matriz previamente entregue a um painel de professores, constituído por três elementos. Os resultados obtidos demonstraram que a memorização das obras musicais através de guias de execução é mais sólida e eficaz e que, além disso, a metodologia também traz vantagens ao nível de outras competências performativas, como expressividade e comunicação com o público.
Data do prémio6 set. 2021
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSofia Serra (Supervisor)

Keywords

  • Performance musical
  • Estratégias de memorização
  • Ensino de canto

Designação

  • Mestrado em Ensino da Música

Citação

'