O projeto de investigação concentra-se na autoavaliação dos processos e resultados educativos num estabelecimento de ensino particular, com o objetivo de promover a melhoria contínua da qualidade da educação. Reconhece-se que a autoavaliação muitas vezes torna-se um procedimento meramente documental, negligenciando a participação ativa dos agentes educativos e enfatizando números e estatísticas em detrimento do diálogo e colaboração. Diante desse cenário, o projeto procura compreender como a autoavaliação é concebida e implementada na escola, analisar as perceções e experiências dos diferentes atores envolvidos, identificar fatores facilitadores e dificultadores da autoavaliação e avaliar o seu efeito na qualidade da educação. A abordagem adotada é tendencialmente qualitativa (quali-quantitativa) e multifacetada, combinando técnicas como observações, narrativas, relatos de experiências, entrevistas e questionários. A recolha de dados foi realizada até o final do ano letivo de 2023/2024, envolvendo uma amostra de cerca de 100 participantes, distribuídos por alunos, pais, professores, funcionários e direção da escola. Após a recolha de dados, foi realizada uma análise qualitativa, utilizando técnicas de análise de conteúdo, discurso e narrativa. O projeto espera contribuir para o conhecimento e compreensão da autoavaliação na escola, fornecer orientações e recomendações para a melhoria das práticas de autoavaliação, bem como sensibilizar e envolver os diferentes atores da comunidade educativa para a importância e o valor da autoavaliação na escola. Em resumo, o projeto de investigação visa promover uma cultura de qualidade na educação, procurando influenciar positivamente a eficácia e a qualidade dos processos educativos num estabelecimento de ensino particular, proporcionando uma análise aprofundada dos fatores que influenciam o sucesso educacional neste contexto.
Data do prémio | 4 nov. 2024 |
---|
Idioma original | Portuguese |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | José Matias Alves (Supervisor) |
---|
- Autoavaliação
- Processos educativos
- Resultados académicos
- Gestão escolar
- Instituição particular
- Mestrado em Ciências da Educação
Perscrutando horizontes: autoavaliação escolar como caminho para abraçar e transformar a realidade educativa
Matos, J. M. R. D. (Aluno). 4 nov. 2024
Tese do aluno