Perscrutando horizontes
: autoavaliação escolar como caminho para abraçar e transformar a realidade educativa

  • João Manuel Ribeiro de Matos (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O projeto de investigação concentra-se na autoavaliação dos processos e resultados educativos num estabelecimento de ensino particular, com o objetivo de promover a melhoria contínua da qualidade da educação. Reconhece-se que a autoavaliação muitas vezes torna-se um procedimento meramente documental, negligenciando a participação ativa dos agentes educativos e enfatizando números e estatísticas em detrimento do diálogo e colaboração. Diante desse cenário, o projeto procura compreender como a autoavaliação é concebida e implementada na escola, analisar as perceções e experiências dos diferentes atores envolvidos, identificar fatores facilitadores e dificultadores da autoavaliação e avaliar o seu efeito na qualidade da educação. A abordagem adotada é tendencialmente qualitativa (quali-quantitativa) e multifacetada, combinando técnicas como observações, narrativas, relatos de experiências, entrevistas e questionários. A recolha de dados foi realizada até o final do ano letivo de 2023/2024, envolvendo uma amostra de cerca de 100 participantes, distribuídos por alunos, pais, professores, funcionários e direção da escola. Após a recolha de dados, foi realizada uma análise qualitativa, utilizando técnicas de análise de conteúdo, discurso e narrativa. O projeto espera contribuir para o conhecimento e compreensão da autoavaliação na escola, fornecer orientações e recomendações para a melhoria das práticas de autoavaliação, bem como sensibilizar e envolver os diferentes atores da comunidade educativa para a importância e o valor da autoavaliação na escola. Em resumo, o projeto de investigação visa promover uma cultura de qualidade na educação, procurando influenciar positivamente a eficácia e a qualidade dos processos educativos num estabelecimento de ensino particular, proporcionando uma análise aprofundada dos fatores que influenciam o sucesso educacional neste contexto.
Data do prémio4 nov. 2024
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJosé Matias Alves (Supervisor)

Keywords

  • Autoavaliação
  • Processos educativos
  • Resultados académicos
  • Gestão escolar
  • Instituição particular

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação

Citação

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