Perspectives on infertility and a childless lifestyle
: its associations with intimacy in infertile couples

• Inês Morgado Novo Capela (Aluno)

A infertilidade é uma condição que afeta muitos casais em todo o mundo. A maioria dos estudos sobre a temática centra-se no stress relacionado com a experiência individual de infertilidade e os desafios inerentes aos tratamentos de fertilidade, em vez de estudar as associações entre as várias dimensões da vivencia da infertilidade no casal e eventuais diferenças de género. O presente estudo visa explorar a correlação entre a rejeição de um estilo de vida sem filhos, necessidade de paternidade, aceitação da infertilidade e dimensões de intimidade (intimidade sexual, proximidade emocional, comunicação e intimidade social) e explorar as correlações das mesmas. A amostra deste estudo consistiu num grupo de casais portugueses inférteis (N=70 participantes) com infertilidade primária que se encontravam em lista de espera para tratamentos de fertilidade ou a iniciar o seu primeiro ciclo de tratamentos de fertilidade. A análise exploratória dos dados foi conduzida utilizando Estatística descritiva e inferencial, Análise de Correlação de Spearman e outros testes estatísticos não paramétricos. Os resultados indicaram que a rejeição de um estilo de vida sem filhos, altos níveis de necessidade de paternidade e dificuldade em aceitar a infertilidade estava associada a níveis de intimidade adaptativos nas quatro dimensões (intimidade sexual, proximidade emocional, comunicação e intimidade social). Ademais, não houve diferença significativa entre os participantes masculinos e femininos nas variáveis analisadas (rejeição de um estilo de vida sem filhos, necessidade de paternidade, aceitação da infertilidade, intimidade sexual, proximidade emocional, comunicação e intimidade social). Estes resultados oferecem uma nova perspetiva sobre a infertilidade e os casais inférteis que sugere que a partilha das dificuldades e adversidades relacionadas com a infertilidade pode fortalecer a intimidade de casal.
Data do prémio10 fev 2022
SupervisorMaria Xavier (Supervisor)

• Infertilidade
  • Rejeição de uma vida sem filhos