Perspetiva de profissionais sobre os impactos da pandemia Covid-19 na área tutelar educativa

  • Daniel Espirito Santo Caramujo (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Neste estudo, procuramos perceber se existiram alterações nos comportamentos desviantes que estão na origem dos processos tutelares educativos, durante a pandemia, bem perceber como instituições cuja atuação se enquadra ou articula com a intervenção tutelar educativa (Comissões de Proteção de Crianças e Jovens [CPCJ], tribunais, equipas tutelares educativas, centros educativos), foram afetadas pelas restrições impostas face à pandemia. Especificamente, pretendemos compreender de que forma medidas como o distanciamento obrigatório ou a implementação de meios de comunicação à distância afetaram a atuação destas instituições. Procuramos também compreender potenciais impactos na articulação entre as instituições e no seu trabalho em rede nomeadamente no âmbito tutelar educativo. Por fim, procuramos perceber o processo de adaptação destas instituições às diversas restrições, ou seja, como é que, perante múltiplas adversidades, os diversos intervenientes nos processos atuaram nas diferentes esferas da intervenção tutelar educativa.
Data do prémio12 jul. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorRaquel Matos (Supervisor)

Keywords

  • Jurisdição de família e menores
  • Tutelar educativo
  • Pandemia

Designação

  • Mestrado em Psicologia

Citação

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