Perspetivas de estudantes do ensino superior face a uma experiência de aprendizagem
: serviço em tempos de pandemia

• Belmira dos Santos (Aluno)

Este estudo teve como objetivo analisar as perspetivas dos estudantes de Medicina Dentária, nomeadamente expectativas, preocupações, aspetos positivos e a melhorar, acerca do seu envolvimento numa experiência de Aprendizagem-Serviço (ApS) no ensino superior durante a pandemia de COVID-19. As expectativas e preocupações foram recolhidas através de um questionário aberto, e os aspetos positivos e a melhorar por meio de um guião de reflexão intermédia. Participaram neste estudo 45 estudantes, 25 do sexo feminino (67,57%) e 12 do sexo masculino (32,43%), com idades entre os 20 e os 56 anos (M = 25,76, DP = 8,85). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo, com o Software do NVivo 27. Nos resultados sobressaem as expectativas relacionadas com a aquisição de conhecimentos teórico-práticos e relacionais, tal como nas preocupações é destacada a preocupação face à impossibilidade de contactar presencialmente com idosos devido à pandemia. Relativamente aos aspetos positivos da experiência, o impacto que a experiência teve nos idosos é o mais referido, enquanto como aspeto a melhorar é referido a experiência ser presencial. Este estudo contribuiu com novos dados sobre as perspetivas dos estudantes face a uma experiência de ApS no ensino superior durante um período pandémico.
Data do prémio15 jul. 2021
SupervisorLuísa Mota Ribeiro (Supervisor)

• Aprendizagem-serviço
  • Ensino superior