A Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura carateriza-se por um padrão de leitura em que se verifica, fundamentalmente, desde as primeiras fases de aprendizagem, uma grande dificuldade na identificação das palavras escritas. Sendo as competências de leitura e escrita essenciais para a aprendizagem e para o sucesso escolar, torna-se imperioso que o diagnóstico seja realizado atempadamente, de forma a proporcionar estratégias educativas adequadas, que aplicadas de forma sistemática e permanente, contribuirão para que os alunos com a perturbação em causa vejam facilitada a aprendizagem e o desenvolvimento do processo de leitura e de escrita. Estamos cientes de que os pais e os professores de educação especial devem agir como uma equipa e encetar um trabalho conjunto e planeado, que permitirá incrementar atividades/estratégias que ajudarão a desenvolver a capacidade de autonomia e o sentido de responsabilidade dos alunos com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As dificuldades destes alunos diminuirão com uma intervenção especializada regular, com medidas educativas adequadas e com a colaboração dos pais/encarregados de educação. Tendo como objetivo geral identificar as estratégias adotadas/a adotar pelos pais/encarregados de educação de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura, no sentido de dar continuidade ao trabalho dos professores e a potenciar o sucesso escolar, foi realizado um estudo de natureza qualitativa, utilizando como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada aplicada a dez professores de educação especial e a dez pais de alunos dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico com Perturbação da Aprendizagem Específica com défice na leitura. As conclusões retiradas deste estudo, em linhas gerais, apontam os pais de alunos com esta perturbação como elementos cada vez mais ativos/participativos no processo de intervenção, uma vez que, em casa, as atividades de reforço do que o aluno aprende na escola se constituem como um complemento importante para minimizar as suas dificuldades e potenciar o sucesso escolar.
| Data do prémio | 29 jan. 2016 |
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| Idioma original | Portuguese |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Célia Ribeiro (Supervisor) |
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- Perturbação da aprendizagem específica com défice na leitura
- Pais/encarregados de educação
- Professores de educação especial
- Intervenção
- Colaboração
- Sucesso escolar
- Mestrado em Ciências da Educação Especial
Perturbações da aprendizagem específica com défice na leitura em alunos dos 1º e 2º ciclos do ensino básico: pais e professores de educação especial em colaboração
Gonçalves, A. M. A. R. (Aluno). 29 jan. 2016
Tese do aluno: Dissertação de mestrado