Esta dissertação centra-se na análise do potencial do HCPA para capitalizar com sucesso o mercado global de patrocínio farmacêutico em Portugal. O foco recai sobre (1) o cálculo da dimensão actual e futura do mercado, tal como definido pelas empresas farmacêuticas, despesas em patrocínios até 2024. Além disso, (2) é realizada uma análise exaustiva do panorama competitivo. Finalmente, (3) os patrocínios do ponto de vista das empresas farmacêuticas são explorados. Foram utilizados dados secundários para responder (1) e (2). Foram utilizadas entrevistas semi-estruturadas com representantes de empresas farmacêuticas como meio para responder (3). Os resultados sugerem um mercado actual no valor de 74 milhões de euros. O mercado deverá crescer com uma CAGR constante de 2,91% nos próximos 5 anos, atingindo o seu pico em 2024 com 86 milhões de euros. Além disso, quase 40.000 entidades competem por patrocínios, o que torna o mercado altamente fragmentado e competitivo. A fim de capitalizar no mercado, sugere-se que o HCPA se dedique a mais especialidades clínicas. Além disso, a HCPA deveria centrar os recursos em actividades de venda, uma vez que as empresas farmacêuticas patrocinam quase exclusivamente eventos a pedido. Finalmente, foi consolidado um conjunto de 7 critérios-chave que podem ajudar a HCPA a obter e reter patrocínios de empresas farmacêuticas.
Data do prémio | 30 jul 2021 |
---|
Idioma original | English |
---|
Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
|
---|
Supervisor | João Cotter Salvado (Supervisor) & Rute Xavier (Co-Orientador) |
---|
- Patrocínio
- Patrocínios de empresas farmacêuticas
- Previsão do tamanho do mercado
- Análise da concorrência
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas
Pharmaceutical sponsorships in Portugal: analyzing the market size, the competitor landscape and exploring sponsorships from the perspective of pharmaceutical companies
Schramke, V. (Aluno). 30 jul 2021
Tese do aluno