Physical controller development for real time 3D audio spatialization

• Nuno Maria Resende Vieira de Castro (Aluno)

O desenvolvimento do espaço como parâmetro musical remonta aos períodos Barroco e Clássico durante os quais performances musicais utilizavam diferentes posições dentro de igrejas ou salas de concerto para aumentar o impacto dramático de algumas obras. Mesmo assim, isso não foi suficiente para os futuros compositores que começaram a pensar sobre o espaço como um parâmetro composicional, tão importante como, por exemplo, o tom e o timbre. Nas mentes dos compositores do séc. XX estavam a direção e a trajetória, e a partir de então foram auxiliados pela tecnologia inovadora e formatos de notação musical imaginativos para caminharem em direção à atual espacialização na música. Esta dissertação descreve o que acontece a seguir, quando os computadores são uma ferramenta comum para músicos e compositores e a espacialização é cercada por tecnologia e software. Diferentes algoritmos e software de espacialização permitem técnicas aprimoradas de manipulação do comportamento de uma fonte de som virtual no espaço. Esta manipulação pode ser programada ou desenhada com o auxílio de um mecanismo de controle tridimensional. Considerou-se então que uma abordagem metodológica qualitativa ajudaria a entender algumas das escolhas feitas até agora, sobre o controle tridimensional de fontes de som. Paralelamente à pesquisa do estado da arte, existiram processos que compreenderam a criação de uma interfacede controle tridimensional que também ofereceria capacidade de resposta física ao movimentodo usuário. O estudo é então dividido e apresentado em três capítulos principais, que oferecem: uma visão histórica e pesquisa bibliográfica sobre o estado de arte da espacialização sonora num contexto musical; uma visão geral do processo de projeto/construção do controlador 3d; e uma descrição dos testes e a análise dos seus resultados sobre algum comportamento inicial do controlador. O resultado final foi um controlador testado que revela os próximos passos a serem tomados para o transformar num instrumento de espacialização.
Data do prémio18 dez 2017
SupervisorAndré Perrotta (Supervisor)