Plano de marketing internacional para a indústria metalomecânica no mercado da Indonésia
: o caso ADIRA

  • Ilda Filipa de Sousa Tedim (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Ao longo do presente estudo, serão analisados aspetos cruciais do desenvolvimento e implantação de um plano de marketing internacional no mercado da Indonésia para a indústria metalomecânica. O plano será desenvolvido com base na estrutura sugerida por Cateora, Gilly e Graham, em 2013. Este divide-se em quatro principais capítulos definidos como análise preliminar, definição do mercado e marketing mix, desenvolvimento do plano de marketing e implementação e controlo. A primeira etapa passa por uma análise interna da empresa, uma análise macro da envolvente internacional e a definição dos critérios de internacionalização. No final do capítulo pretende-se ser capaz de responder às perguntas: Porquê? O quê? Como? E para quem? Tendo em conta os resultados obtidos, procede-se à segmentação, targeting e posicionamento da marca no mercado, acompanhado de uma análise de estandardização/adaptação dos elementos do marketing mix. Após a definição do mercado-alvo, é desenvolvido o plano de marketing internacional a adotar aquando da entrada no mercado da Indonésia. Este último ponto é composto pela orçamentação e cronograma das atividades. Por fim, procede-se ao planeamento do controlo e avaliação das atividades de marketing programadas e define-se o plano de contingência para o caso da estratégia inicial não ser bem-sucedida. A definição do destino de internacionalização foi suportada por aspetos decisivos que destacaram a Indonésia como país de eleição para iniciar a entrada das máquinas ADIRA no mercado da Ásia central. A centralidade geográfica e taxa de crescimento económico foram alguns dos fatores de ponderação da decisão. A metodologia em que o seguinte plano está assente é a de action research, sendo que o estudo é desenvolvido no local de ação, conjugando os conhecimentos teóricos e a experiência prática do estágio.
Data do prémio2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorJoana Machado (Supervisor) & João Moreira de Campos (Co-Orientador)

Designação

  • Mestrado em Gestão

Citação

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