Platelet-rich fibrin membranes resistance to traction comparing A-PRF versus A-PRF+

• Mara Simões Pedro (Aluno)

Objetivos: O presente estudo teve como objetivo comparar as propriedades mecânicas de resistência à tração e estrutura entre as membranas produzidas por A-PRF (Advanced- Platelet Rich Fibrin) e A-PRF+ (Advanced-Platelet Rich Fibrin+). Materiais e métodos: Recorrendo à colheita de sangue de um dador saudável sem história de uso de anticoagulantes ou imunossupressores, realizou-se a preparação das membranas seguindo as indicações protocolares definidas na literatura para A-PRF e A-PRF+. De um N=16/grupo, 13 membranas de A-PRF e 12 de A-PRF+ foram submetidas ao teste de tração, para a obtenção de valores referentes à tração máxima e tração média. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente com o teste t não pareado. Após avaliação desta variável, as membranas foram observadas em MEV (Microscopia Eletrónica de Varredura). Resultados: Foram obtidos em relação à tração máxima, 0.0020 N.mm-2 para o A-PRF e 0.0022 N.mm-2 para A-PRF+. Relativamente à tração média, A-PRF obteve 0.0012 N.mm-2, enquanto o A-PRF+ obteve 0.0015 N.mm-2 (p˂0,01). Nas observações de superfície com MEV, A-PRF+ mostrou ser o concentrado plaquetário mais poroso, com maior abundância de fibras e preservação celular. Conclusão: Este estudo permitiu concluir que o protocolo A-PRF+ foi capaz de produzir membranas com valores de tração máxima superiores aos obtidos pelo A-PRF, sendo os resultados indicativo de que o protocolo apresentou membranas com maior resistência e capacidade elástica ao serem tracionadas por duas forças opostas. A este fenómeno acrescenta-se a arquitetura demonstrada na matriz de A-PRF+ e as propriedades biológicas otimizadas descritas na literatura.
Data do prémio23 jul 2021
SupervisorGustavo Fernandes (Supervisor) & Nuno Malta dos Santos (Co-Orientador)

• Fibrina-rica em plaquetas
  • Viscoelástica