Perante o ambiente VUCA, as organizações para vencer necessitam de desenvolver e implementar Sistemas de Gestão Estratégica que apoiem e orientem o planeamento e execução da estratégia. É neste contexto que surge o modelo Playing to Win, desenvolvido por Alan Lafley e Roger Martin, composto por cinco questões estratégicas interligadas e que tem por objetivo guiar as organizações para o alcance de uma vantagem competitiva sustentável. Existem evidências - marcas Gillete e Swiffer - de que a adoção do Playing to Win conduz à formulação e implementação de uma estratégia vencedora. No entanto, na literatura não são conhecidos estudos académicos sobre a sua aplicação. Nesse sentido, considera-se pertinente a exploração da viabilidade da ferramenta estratégica no contexto português, concretamente na OLI. O objetivo centrou-se na resposta à questão: “será o Playing to Win útil às organizações?”. Para tal, selecionou-se a metodologia estudo de caso descritivo e explanatório, tendo a recolha de dados sido efetuada por meio de entrevistas. Concluiu-se que em organizações com sistemas de gestão estratégica maduros, como a OLI, a aplicação do modelo é útil como parte, permitindo: promover a focalização e alinhamento estratégico da organização, através da descrição da estratégia e sua comunicação, de forma prática e clara; implementar ferramentas e processos que facilitam e apoiam a tomada de decisões estratégicas; e, fomentar a gestão estratégica de recursos. Considera-se que a implementação e controlo da estratégia poderiam ser mais aprofundadas no modelo. Pretende-se que a investigação contribua: a nível pessoal, para um maior conhecimento sobre o Playing to Win; a nível organizacional, para a análise de uma possível implementação; e, a nível académico, para a literatura.
Data do prémio | 27 jun. 2024 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Luís Marques (Supervisor) |
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- Estratégia
- Playing to win
- Sistemas de gestão estratégica
Playing to win: um estudo de caso na OLI
Teixeira, S. P. P. (Aluno). 27 jun. 2024
Tese do aluno