O Programa da Cristina apresentou-se, no cenário português, como um espaço único de fusão entre entretenimento do daytime e o campo da política. Através do apelo ao pathos, o programa funcionou como um novo palco mediático para os atores políticos investirem em diferentes dimensões centradas na humanização do caráter. A componente teórica do trabalho centra-se na análise das três dimensões que compõem a presença dos políticos nos programas de entretenimento: (1) o ângulo da política, (2) o ângulo dos media e (3) o ângulo do público. Dessa forma, analisamos, em primeiro lugar, o progressivo investimento dos políticos na humanização da comunicação pública; em segundo lugar, estudamos as lógicas inerentes ao ângulo dos media e o papel preponderante assumido pelos apresentadores dos programas de entretenimento televisivo; em terceiro lugar, estudamos a forma como a presença política no entretenimento é percecionada pelo público. A presente investigação sustenta-se numa metodologia mista, alicerçada na análise de todos as emissões nas quais houve presença política no programa, com o objetivo de perceber de que modo os atores políticos encenaram a sua visibilidade no Programa da Cristina. Os principais resultados da análise demonstram que o programa de daytime serviu,do ponto de vista dos atores políticos, como um veículo para demonstrarem diferentes facetas e dimensões que superam os valores rígidos, frios e distantes associados à política.
Data do prémio | 22 fev. 2022 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Rita Figueiras (Supervisor) |
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- Programa da Cristina
- Políticos
- Cristina Ferreira
- Performance
- Humanização
- Mestrado em Ciências da Comunicação
Política no daytime televisivo : humanização dos políticos no programa da Cristina
Lopes, A. R. S. (Aluno). 22 fev. 2022
Tese do aluno