Políticas de diversidade e inclusão, recursos humanos e minorias sexuais
: uma revisão sistemática da literatura

• Sofia Margarida Correia Pedro (Aluno)

O presente trabalho tem como objetivo compreender como é que as políticas de diversidade e inclusão (D&I) concebidas pela gestão de recursos humanos têm em consideração as minorias sexuais (LGBT). A importância do tema decorre da circunstância de se saber pouco sobre o modo como estas minorias particulares são consideradas quando se procura assegurar a diversidade organizacional e a inclusão de todos os indivíduos, independentemente dos seus atributos singulares. A literatura existente é, ainda, muito generalista, mas o património de investigação publicada justifica que a Revisão Sistemática da Literatura (RSL) tenha sido o método escolhido para dar conta dos objetivos do estudo. A pesquisa e recolha de artigos incidiu no período entre 2015 e 2020, resultando numa amostra de 38 artigos. A análise de conteúdo relevou que as minorias LGBT são particularmente suscetíveis à discriminação em meio organizacional, sobretudo em organizações nas quais domine um tipo de cultura tradicional que consagra valores associados à heteronormatividade e cisnormatividade. Nestes casos, os preconceitos fundamentam formas de discriminação e mesmo estigmatização destes trabalhadores, cuja proteção é assegurada pela legislação sobre diversidade, ainda que de forma imperfeita. O business case, emerge como um instrumento de gestão que determina o ganho económico que a inclusão das minorias LGBT pode proporcionar. Este argumento instrumental parece mais eficaz do que as próprias normas legais o que poderá constituir um desafio que a gestão de recursos humanos terá de enfrentar.
Data do prémio17 dez. 2021
SupervisorMaria Isabel G. G. Castro Guimarães (Supervisor)

• Políticas de diversidade e inclusão
  • Minorias sexuais