Com o surgimento dos movimentos feministas e queer ao longo das últimas décadas e, consequentemente, as mudanças realizadas na legislação portuguesa, assegurando os direitos LGBT, tornou-se importante compreender o impacto destes movimentos no sistema de justiça português. Para a população LGBT, se já existem desafios, estes aumentam em situação de reclusão. Assim, este estudo tem como objetivo compreender de que forma as recomendações de movimentos feministas e queer têm tido impacto nas práticas no sistema de justiça português e no sistema prisional em específico. Para isto, foram analisados 3 documentos internacionais e nacionais como também 5 entrevistas realizadas a pessoas em cargos de liderança em prisões. Os resultados da análise documental e das entrevistas, sugerem que em geral existe a necessidade de uma política mais rigorosa para a implementação de práticas nas prisões portuguesas relativa à comunidade LGBT, em específico. Conclui-se ainda que as diretrizes existentes e regulamentação, são criadas apenas depois do surgimento dos casos. Para além disto, parte das medidas, além de serem reativas, ocorrem por estabelecimento, dependendo da “sensibilidade” e características de cada direção e elementos de chefias para gerir os desafios. Identificam-se também vários desafios provenientes da lei da autodeterminação e identidade de género portuguesa, como por exemplo as reações da população reclusa a esta lei, a adaptação do staff prisional, situações de pessoas trans em que não há transformação física e a gestão de espectativas quanto ao processo de transição de género.
Data do prémio | 11 jul. 2023 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Raquel Matos (Supervisor) |
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- Sistema de justiça português
- Prisões portuguesas
- Pessoas LBGT em reclusão
- Recomendações internacionais
- Movimento feminista e queer
Políticas e práticas no sistema prisional português sobre a igualdade de género: o caso da comunidade LGBT
Santos, S. B. D. S. F. D. (Aluno). 11 jul. 2023
Tese do aluno