Políticas públicas de educação para o trânsito
: uma análise das demandas dos conselhos comunitários de segurança pública do Distrito Federal, Brasil

• Carla Silva Barbosa (Aluno)

Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar políticas públicas realizadas pelo DETRAN do Distrito Federal, bem como mostrar que ao serem aplicadas com o caráter educativo. podem contribuir para a redução das taxas de mortalidade e para o combate à violência recorrente no trânsito. O estudo foi realizado com abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, com análise para a qual os dados foram coletados junto a uma turma de instrutores do curso de Formação. oferecido pela Escola de Trânsito do DF que, no cumprimento das políticas públicas vigentes, executam e implementam projetos educativos, junto à sociedade com a finalidade de melhoria da situação do tráfego no Distrito Federal. A análise realizada apresenta-se de forma descritiva, de acordo com a metodologia de análise de conteúdo, segundo Bardin (2001), observando os objetivos, os modos de execução do programa de educação para o trânsito, com os estudantes instrutores como participantes da pesquisa. Os resultados alcançados permitem inferir que o projeto de ações da escola é bastante amplo e possui objetivos viáveis para as campanhas educativas promovidas pela Escola Pública de Trânsito do DF. Consiste, portanto, em uma proposta que objetiva favorecer positivamente, a segurança da população, pois visa mudança nas práticas sociais e comportamentos para o uso das vias públicas para a redução de acidentes e da violência no trânsito e a promoção da cultura de paz, lema do DETRAN-DF. No entanto, a pesquisa revelou a necessidade de reestruturar a prática pedagógica adotada pela Escola de Trânsito do DETRAN para a realização de capacitação e aperfeiçoamento de instrutores, uma vez que os participantes da pesquisa revelaram insatisfação com as atividades e com os professores que ministraram o curso. Sugere-se, portanto, uma intervenção política no modelo organizacional para que a Escola de Trânsito possa elevar o nível de satisfação dos instrutores a se inscreverem em novas edições de curso.
Data do prémio21 nov. 2022
SupervisorCarlos Estevão (Supervisor)