Políticas públicas de educação para o trânsito
: uma análise das demandas dos conselhos comunitários de segurança pública do Distrito Federal, Brasil

  • Carla Silva Barbosa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo principal apresentar políticas públicas realizadas pelo DETRAN do Distrito Federal, bem como mostrar que ao serem aplicadas com o caráter educativo. podem contribuir para a redução das taxas de mortalidade e para o combate à violência recorrente no trânsito. O estudo foi realizado com abordagem metodológica qualitativa e quantitativa, com análise para a qual os dados foram coletados junto a uma turma de instrutores do curso de Formação. oferecido pela Escola de Trânsito do DF que, no cumprimento das políticas públicas vigentes, executam e implementam projetos educativos, junto à sociedade com a finalidade de melhoria da situação do tráfego no Distrito Federal. A análise realizada apresenta-se de forma descritiva, de acordo com a metodologia de análise de conteúdo, segundo Bardin (2001), observando os objetivos, os modos de execução do programa de educação para o trânsito, com os estudantes instrutores como participantes da pesquisa. Os resultados alcançados permitem inferir que o projeto de ações da escola é bastante amplo e possui objetivos viáveis para as campanhas educativas promovidas pela Escola Pública de Trânsito do DF. Consiste, portanto, em uma proposta que objetiva favorecer positivamente, a segurança da população, pois visa mudança nas práticas sociais e comportamentos para o uso das vias públicas para a redução de acidentes e da violência no trânsito e a promoção da cultura de paz, lema do DETRAN-DF. No entanto, a pesquisa revelou a necessidade de reestruturar a prática pedagógica adotada pela Escola de Trânsito do DETRAN para a realização de capacitação e aperfeiçoamento de instrutores, uma vez que os participantes da pesquisa revelaram insatisfação com as atividades e com os professores que ministraram o curso. Sugere-se, portanto, uma intervenção política no modelo organizacional para que a Escola de Trânsito possa elevar o nível de satisfação dos instrutores a se inscreverem em novas edições de curso.
Data do prémio21 nov. 2022
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorCarlos Estevão (Supervisor)

Keywords

  • Educação no trânsito
  • Políticas públicas
  • DETRAN

Designação

  • Mestrado em Ciências da Educação: Administração e Organização Escolar

Citação

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