O paradigma de investigação assumido no presente Relatório Reflexivo aproxima-se das propostas teóricas e metodológicas que relacionam as políticas sociais e o desenvolvimento humano, através da reflexão e análise daquilo que tem sido a minha experiencia profissional, focalizada sobretudo na experiência dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social. As políticas sociais, enquanto instrumentos que procuram o potenciar da melhoria da qualidade de vida das pessoas, encontram na sua aplicação prática uma série de constrangimentos, que, podendo ou não ser ultrapassados, devem ser objeto de profunda análise e reflexão, uma vez que não podemos perder de vista que o seu real impacto resulta da implementação prática. No quadro teórico da Pedagogia Social, revejo na minha experiência profissional dos últimos sete anos, uma clara matriz de orientação sociopedagógica, na medida em que, enquanto socióloga e técnica de intervenção social, sempre tive como objetivo último o desenvolvimento humano e social das pessoas e das comunidades nas quais me envolvi. A diversidade de experiências é o que potencia uma dinâmica reflexiva constante neste relatório: o confronto entre a teoria e a prática, o revisitar de algumas práticas à luz da pedagogia social, permite-me analisar a minha práxis enquanto socióloga e pedagoga, mas também as próprias políticas sociais com as quais lidei diretamente. Fazendo um breve resumo do meu percurso, trabalhei em educação e formação de adultos e promoção da empregabilidade durante 5 anos (entre 2005 e 2009); entre 2009 e 2012 fui responsável pelo desenvolvimento de um projeto de intervenção comunitária desenvolvido ao abrigo dos Contratos Locais de Desenvolvimento Social (CLDS); desde 2010 que assumi igualmente a coordenação do Departamento de Formação da instituição na qual trabalho. Nos últimos 6 meses, e desde o término do programa CLDS, dinamizo e coordeno uma nova resposta social com intervenção em 4 áreas específicas: ação social, intervenção familiar e parental, intervenção socioeducativa com crianças e jovens e intervenção socioeducativa com seniores. Á luz da matriz teórica da pedagogia social, a minha experiência tem sido pautada por alguns conceitos e valores fundamentais: Comunidade, Educação e Aprendizagem ao Longo da Vida, Solidariedade, Parceria, Cooperação, Trabalho em Rede, Subsidiariedade. Ao longo deste relatório, são também elencadas algumas inquietações e interpelações, pois a nossa prática profissional só evolui quando provocada, desafiada e constantemente questionada por aqueles que são os seus mais acérrimos críticos: nós mesmos e a nossa consciência ética.
Data do prémio | 2012 |
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Idioma original | Portuguese |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Joaquim Azevedo (Supervisor) |
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- Mestrado em Ciências da Educação
Políticas sociais e desenvolvimento humano: a experiência dos contratos locais de desenvolvimento social
Ribeiro, M. H. M. D. S. (Aluno). 2012
Tese do aluno