Populismo e a segregação das comunidades ciganas em Portugal
: o caso mediático do Chega!

• Rodrigo Alves Alferes Galhardas (Aluno)

Portugal era, até ao ano de 2019, considerado como um caso excecional na Europa, no que diz respeito à penetração de partidos políticos populistas na agenda política nacional.Em 2019, aquando da formação do partido político Chega! e da afirmação do líder desta organização, André Ventura, este cenário alterou-se. A permeabilidade de ideias,historicamente vinculadas aos partidos e movimentos populistas, sobretudo os de cariz ideológico de extrema-direita, começou a surgir, com maior recorrência, no debate público nacional. Os partidos e movimentos populistas traduzem-se pela expressão de sentimentos nacionalistas, sentimentos discriminatórios para com minorias étnicas, ideologias económicas liberais e, sobretudo, pela adoção de uma postura completamente distinta dos demais políticos, uma postura denotada pelo emprego de táticas performativas não conformistas, que não seguem, digamos, o “politicamente correto”. Nesta dissertação parte-se do pressuposto de que a etnia cigana corresponde ao grupo alvo de maior discriminação por parte de André Ventura. Nesse sentido, este trabalho procura estudar se, de facto, a performance política e mediática de André Ventura tem um cariz discriminatório para com as pessoas ciganas portuguesas,através do estudo e análise do discurso mediático empregue por este líder político aquando da referência aos ciganos portugueses. Pretende-se ainda compreender se as comunidades ciganas se sentem discriminadas pelo discurso de André Ventura e do Chega!. Para tal aplicou-se um questionário a pessoas de origem cigana. Esta abordagem metodológica procurou ainda entender se se registam quaisquer alterações nos padrões de vida e dimensões de integração social desta comunidade minoritária em Portugal, a partir do momento em que este ator e partido político se afirmaram em Portugal.
Data do prémio27 fev. 2023
SupervisorCatarina Valdigem (Supervisor)