Portuguese hospitals' main challenges in implementing Big Data projects for early detection of adverse events

• Ana Oliveira Bianchi de Aguiar (Aluno)

“Big Data” tem vindo a despertar muita atenção e promete resolver os principais desafios que os sistemas de saúde hoje enfrentam. Uma aplicação específica permite prever intercorrências, como infeções adquiridas no hospital, 24-48 horas mais cedo do que os métodos tradicionais, através de uma análise em tempo real de fluxos fisiológicos e informação complementar, tal como da extração de novos algoritmos integrados nos dados armazenados. Contudo, a implementação destes projectos tem associada desafios e dificuldades. Assim, o objetivo desta tese é compreender quais as principais barreiras à implementação de projectos de “Big Data” para deteção precoce de intercorrências, no caso específico dos hospitais portugueses. Dados recolhidos através de inquéritos e entrevistas, permitiram identificar três barreiras principais. Primeiramente, o nível de conhecimento sobre “Big Data” é baixo, o que poderá impedir a inclusão deste tipo de projetos no orçamento e dificultar o entendimento relativamente à sua aplicação no meio hospitalar. Seguidamente, foi reportada uma carência generalizada de “Data Scientists”, sendo estes cruciais para olhar de forma criativa para os dados, compreendendo como podem gerar valor. Finalmente, a necessidade de existir um elevado investimento inicial, associada à falta de evidência relativamente aos benefícios, foi considerada uma barreira, refletida nas restrições orçamentais dos hospitais. Contudo, dois obstáculos inicialmente identificados, não foram validados pela análise. Primeiro, sendo necessária uma transformação organizacional, não é esperada resistência por parte dos gestores ou médicos e enfermeiros. Por outro lado, segurança e privacidade dos dados não foram consideradas uma barreira, mas algo que a tecnologia teria que garantir.
Data do prémio2015
SupervisorSusana Frazão Ferreira Fernandes Pinheiro (Supervisor)

• Mestrado em Gestão: Programa Internacional