A economia atual enfrenta desafios significativos devido a modelos económicos insustentáveis, impulsionados pela geração de resíduos. A indústria de bens de grande consumo (FMCG) contribui consideravelmente, especialmente através de expositores descartáveis em locais de venda. Apesar da sua curta vida útil, estes expositores são essenciais para a promoção de vendas. Esta dissertação analisa a integração dos princípios da economia circular no marketing em locais de venda, focando-se nos expositores de produtos de pastelaria no setor de FMCG na Alemanha, salientando a prevenção de resíduos, a circulação de materiais e a regeneração da natureza. A Geração Z, escolhida pelo seu crescente poder de compra e consciência ambiental, é o grupo-alvo deste estudo. Utilizando o modelo estímulo-organismo-resposta, o estudo investiga a influência dos atributos dos expositores, o histórico ambiental dos fabricantes e a preocupação ambiental da Geração Z na perceção de sustentabilidade dos expositores de design circular, bem como o impacto na intenção de compra e disposição para pagar por produtos promovidos nestes expositores. A abordagem de métodos mistos incluiu entrevistas qualitativas e um questionário quantitativo. Os resultados mostram que os atributos dos expositores, o histórico ambiental dos fabricantes e a preocupação ambiental influenciam positivamente a perceção de sustentabilidade pela Geração Z. A influência desta perceção na intenção de compra e disposição para pagar depende da familiaridade dos consumidores com a economia circular. As implicações para a gestão destacam a importância de expositores informativos e apelativos e a necessidade de maior transparência e educação sobre economia circular por parte dos fabricantes.
Data do prémio | 27 jun. 2024 |
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Idioma original | English |
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Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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Supervisor | Miguel Rita (Supervisor) |
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- Economia circular
- FMCG
- Confeitaria
- Marketing de ponto-de-venda
- Comportamento do consumidor
- Modelo SOR
- Geração Z
- Mestrado em Gestão e Administração de Empresas (mestrado internacional)
POS displays in a circular economy: an empirical investigation of German Generation Z’s perception of circular-designed confectionery POS Displays and the impact on their purchase intention and willingness-to-pay of confectionery in Germany
Schuppler, N. (Aluno). 27 jun. 2024
Tese do aluno