Post-pandemic tourism and new formula: workation in Centro de Portugal

• Elena Anfossi (Aluno)

Após os anos 2020 e 2021 terem sido marcados por vários confinamentos obrigatórios e um grande número de restrições à indústria do turismo, resultando assim em grandes prejuízos para o sector, 2022 apresenta o desafio do cenário pós-pandémico. Este desafio consiste em compreender e prever os efeitos a médio-longo prazo no comportamento dos clientes no campo do turismo e compreender as tendências emergentes. Uma das mais proeminentes das últimas tendências é o conceito de "workation". Esta nova fórmula incorpora tanto férias como trabalho, dando ao empregado a possibilidade de trabalhar remotamente a partir de locais fora do seu local de trabalho habitual, tudo o que é necessário é o seu computador portátil e o desejo de escapar à rotina. Considerando o facto de um grande número de empresas estar agora a desenhar métodos de trabalho híbridos ou remotos a fim de implementar uma política de equilíbrio trabalho-vida, este documento sugere que a indústria do turismo, de uma perspectiva de marketing e comunicação de destino, deve encarar isto como uma oportunidade. Por conseguinte, através da análise do destino e, utilizando estatísticas e tendências de cada província, foi concebida uma estratégia complementar para atrair “workationer” de países estrangeiros para o Centro de Portugal.
Data do prémio6 jul. 2023
SupervisorCarla Ganito (Supervisor)