Potencialidades da realidade aumentada no ensino e aprendizagem
: um estudo com alunos do 7º ano de escolaridade

  • Maria Alcide de Castro Fernandes Dias da Costa (Aluno)

Tese do aluno

Resumo

O trabalho aqui apresentado foi desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada incluída no mestrado de Ensino da Informática da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Católica Portuguesa Centro Regional de Braga. O presente trabalho situa-se na linha das preocupações que nos remetem para a problemática da integração das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no sistema educativo e como estas podem influenciar o ensino/aprendizagem, em particular, o uso da tecnologia da RA em educação não superior. Tendo consciência do grande desafio que exige a conciliação das metodologias tradicionais de ensino e aprendizagem com as novas tecnologias digitais, com o objetivo de motivar para a aprendizagem, realizamos durante a Prática Ensino Supervisionada um estudo de investigação9ação. Este estudo visa analisar o impacto de uma tecnologia em franco desenvolvimento 9 Realidade Aumentada (RA) - em contexto escolar, procurando compreender como pode a RA possibilitar uma maior consolidação, interesse e empenho na aprendizagem, bem como compreender o potencial da ferramenta na forma de transmitir conhecimentos em diversas áreas de conhecimento. Esta tecnologia apresenta um grande potencial em muitas áreas e na educação especialmente. Tende a tornar-se numa ferramenta facilitadora do ensino/aprendizagem, levando o aluno a ser criador no que diz respeito à sua aprendizagem. Existem duas abordagens possíveis para o desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada: a primeira é fazendo uso diretamente de programação e a segunda fazendo uso de uma ferramenta de autoria de RA. Por dispensar a necessidade de se ter conhecimentos de programação, esta segunda abordagem é a mais acessível para a maioria dos docentes, pelo que também nós optamos pela ferramenta de autoria 9 FLARAS a fim de demonstrar como qualquer docente pode potenciar nas suas salas de aula a tecnologia. Este trabalho evidencia, igualmente, o trabalho e reflexão feita sobre o ano em que realizamos a PES, quer a nível letivo, não letivo e de relevo académico, bem como o nosso entendimento do ser professor refletindo sobre as dimensões inerentes à docência. Este trabalho termina com uma reflexão sobre as conclusões alcançadas mas em relação à utilização de Realidade Aumentada como um instrumento escolar, quer a reflexão sobre o trabalho desenvolvido na escola que nos acolheu e o entendimento pessoal daí criado.
Data do prémio13 mai. 2015
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
SupervisorSónia Catarina da Silva Cruz (Supervisor)

Keywords

  • Realidade aumentada
  • Ensino
  • Aprendizagem

Designação

  • Mestrado em Ensino de Informática

Citação

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