Este estudo centra-se na construção visual da pobreza e da precariedade contemporâneas dentro do espaço discursivo demarcado pelo cenário de dívida e de crise económica na Europa, a partir de 2008. Uma vez que o entendimento da pobreza passou da privação material para um fenómeno mais complexo e relativo, a ideia tradicional de pobreza enquanto invisibilidade social já não reflete a condição social contemporânea. Ao invés, uma visão mais holística do campo da (in)visibilidade permite uma abordagem mais matizada. A análise historicamente informada centra-se em três projetos artísticos coletivos europeus: Depression Era (Grécia), Crónica21 (Espanha) e Projeto Troika (Portugal). O enquadramento para a discussão é a tradição do documentário social que começou nas periferias urbanas das cidades em modernização e que se cristalizou no projeto fotográfico da Farm Security Administration (1937–1946), em vigor durante a Grande Depressão americana na década de 1930. A análise aborda continuidades e ruturas históricas na construção visual do mundo social, destacando padrões de alteridade resultantes de práticas coloniais e antropológicas de observação, problematizadas pela crítica pós-moderna nas décadas de 1970 e 1980. Este estudo argumenta que se tem vindo a verificar um afastamento do corpo humano em privilégio de expressões alternativas da experiência social, tais como as “paisagens sociais” que apenas evocam a presença humana e estabelecem ligações com outras catástrofes, presentes ou iminentes, numa perspetiva crítica. No entanto, a investigação também mostra como a importância do sujeito humano continua a ser relevante nos discursos de justiça social. Nesta perspetiva, a Depression Era, a Crónica21 e o Projeto Troika são discutidos à luz das suas práticas visuais coletivas, desde arquivos digitais e exposições a livros de fotografia, enquanto plataformas e redes disponíveis à sociedade civil. Neste contexto, a análise contribui para a compreensão do modo como as imagens da pobreza moldaram os imaginários sociais e assumem hoje um papel central nas negociações de relacionamento social e de comunidade em sociedades em mudança.
| Data do prémio | 9 dez. 2024 |
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| Idioma original | English |
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| Instituição de premiação | - Universidade Católica Portuguesa
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| Supervisor | Isabel Capeloa Gil (Supervisor) |
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- Estudos visuais
- Pobreza
- Precaridade
- Representação
- Fotografia
- Documentário
- Invisibilidade social
- Doutoramento em Estudos de Cultura
Poverty and precarity in post-2008 Europe: visual practices and processes of social (in)visibility
Juvonen, A. E. (Aluno). 9 dez. 2024
Tese do aluno: Tese de doutoramento