Práticas de conciliação trabalho-família/família-trabalho nas organizações
: perpectivas de responsáveis de recursos humanos

• Ana Margarida Rodrigues Freitas (Aluno)

O apoio organizacional à conciliação entre a vida profissional e familiar tem conquistado destaque a nível internacional e, em particular, na União Europeia. Apesar dos avanços da literatura científica na identificação de fatores pessoais, sociais e estruturais importantes a essa conciliação, é ainda necessário efetuar um levantamento de práticas implementadas a nível organizacional para apoiar a gestão dos papéis profissionais e familiares dos colaboradores. O presente estudo qualitativo tem por objetivo conhecer perspetivas de responsáveis por Recursos Humanos quanto às práticas de conciliação trabalho-família/família-trabalho. A partir de um método de amostragem não probabilístico bola de neve, oito responsáveis por Recursos Humanos, maioritariamente do sexo feminino (62.5%), com idades entre 34 e 59 anos (M = 42.13. DP = 10.13), responderam a um Questionário de Caracterização Sociodemográfica e Socioprofissional, bem como a uma entrevista semiestruturada. Através da análise temática, foi possívelidentificar oito temas de primeiro nível - motivos de preocupação com a conciliação trabalho-família; práticas idealizadas; práticas efetivadas; papel dos Recursos Humanos; consequências das práticas; apoios à implementação das práticas; obstáculos; e organização ideal – aprofundados, por sua vez, em temas de segundo e terceiro nível. Discutem-se os resultados com base na literatura e conclui-se que seria importante, no futuro, continuar a investigar este tema com amostras de maior dimensão e através de estudos transculturais.
Data do prémio24 fev 2022
  • Faculdade de Filosofia e de Ciências Sociais
SupervisorÍris Martins Oliveira (Supervisor)

• Relação trabalho-família/família-trabalho