Práticas de controlo de gestão
: proposta de um questionário de autoavaliação

• José Miguel Rocha Pais (Aluno)

Desde o início do século que as práticas de gestão têm sido vistas como um fator determinante na diferença de produtividade e desempenho económico entre organizações dentro do mesmo país e entre países. Esta diferença inexplicada foi apelidada de qualidade de gestão (Nick Bloom & Reenen, 2006). Tendo em conta a relevância recentemente atribuída à qualidade da gestão, foram sendo criados desde o início do século vários questionários com o intuito de mensurar as práticas de gestão (Bloom, Genakos, Sadun & Reenen, 2012). Este trabalho visa dar um contributo para esta matéria, ao apresentar, com base na revisão da literatura relevante e tendo por base de partida a análise de quatro inquéritos de gestão (nacionais e internacionais) que têm vido a ser utilizados nesta área, uma proposta de questionário de práticas de gestão com foco mais específico nos mecanismos e ferramentas de controlo de gestão. Desta forma, pela aplicação prática do questionário construído no âmbito do presente trabalho, julgamos que se tornará exequível mensurar de forma mais objetiva a qualidade das práticas de controlo de gestão das organizações, num contexto mais alargado das práticas de gestão. Assim, consideramos que o presente trabalho é instrumental para a melhoria da capacidade de operacionalizar investigação empírica quanto às práticas de controlo de gestão.
Data do prémio25 mar. 2021
SupervisorLuís Marques (Supervisor)